sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ao frio de Curitiba


A manhã está fria, e eu com sono. Olho pela janela e uma névoa branca esconde a paisagem. Já são quase oito horas da manhã. Olho para o sol. Sol? Está mais pra Lua, tão branco e tão 'frio'. Meu coração se aperta, mergulhando em profunda melancolia. E se me perguntarem o por que de tanta melancolia. Não sei responder. O frio me deixa assim.

Caio F. Abreu escreveu que o frio deixa as pessoas mais lentas, mais verdadeiras, mais bonitas. Eu digo que elas só ficam mais melancólicas,  mais depressivas com o cinza do céu, mais tensas. Por isso, apesa da elegancia de seus casacos, luvas, echarpes. As pessoas ficam nubladas por dentro. Mais frias. Mais feias. 


Chega o mês de março  acompanhado do resfriado, das dores de frio, da pneumonia.  Agora os dias são mais curtos, as pele resseca, o sangue quase congela nas pontas dos dedos, deixando os pés cor de neve. O sono aumenta, a fome e a preguiça. E a tortura se segue até meados de setembro, algumas vezes se estendendo até outubro. 


Na primavera as coisas mudam, ganham cores e poesia. Assim como as flores, abrem-se os sorrisos. Minha estação preferida é o aviso de que logo chega meu aniversário, o horário de verão. Hora de usar roupas leves, os curitibanos ficam até mais simpáticos, conversam com estranhos e fazem brincadeiras.Vão a academia, passeiam nos parques, no jardim botânico.


Com o passar dos meses as temperaturas sobem e as pressões abaixam. Protetor solar, água gelada e vários banhos ao dia pra evitar o mal estar do verão (e o mal cheiro também). Mas nada disso tira meu  bom humor, a não ser quando o inverno volta a atazanar a minha vida.


Enquanto isso, o jeito é aproveitar as festas juninas. Comer pinhão, cachorro quente, sopas e canjicas. Tomar chá, chimarrão, chocolate quente e café. Tudo isso pra tentar se aquecer, até volte a minha estação preferida e junto o meu bom humor. 


  

Um comentário:

  1. Mistura todo esse frio com uma segunda feira então...

    Gostei bastante.
    Se quiser visitar o meu...
    http://anarchyink.blogspot.com/
    Divirta-se

    ResponderExcluir