terça-feira, 10 de janeiro de 2012

(des) estereotipando a mulher paranaense



Não é de hoje que nossa fama não anda muito boa lá pra fora. As paranaenses, (ou mais especificamente: curitibanas e vizinhas de Curitiba) são taxadas por outros estados de antipáticas, frias e mal educadas. Segundo os anti-curitibanos somos interesseiras, fúteis e mais um bom tanto de adjetivos pejorativos buscando difamar as paranaenses. 

Talvez sejamos sim, um pouco fechadas. Tímidas eu diria. Foragidas de abraços demasiadamente apertados e conversas inúteis. Barraco não é com a gente, somos indiferentes com aquilo que não nos acrescenta. As sulistas, preferem ter bom senso, refinada educação e conversas bem construídas. Introvertidas, sorriem apenas para aqueles que transmitem confiança.

Frias não, conservadoras. Se vão pra balada e não te dão mole talvez porque estejam realmente apenas a fim de dançar e curtir. Seletivas, não santas. Só se permitem sair da linha pelo que for singular e diferenciado.

Se somos vistas como fúteis pelo fato de sermos vaidosas, admito: não apenas somos fúteis como gostamos de homens perfumados e elegantes. Talvez por isso a fama de interesseiras. Porém me arrisco em dizer que apenas somos ambiciosas. A gente trabalha pra pagar a faculdade, livros, roupas, e perfumes. Guerreiras, vamos à luta desde cedo – ao invés de dizer apenas que sonhamos. Portanto, uma mulher que corre, batalha para não ter menos que uma condição confortável em sua vida vai querer alguém que tenha no mínimo o mesmo objetivo que ela, de vencer na vida.

Somos independentes, temos fibra, voz ativa. Ainda assim, não esquecermos nossa feminilidade, doçura e meiguice. Gostamos de ser respeitadas. Aprendemos desde cedo que o português deve ser falado corretamente. Buscamos representar muito mais do que um corpo escultural e um rostinho bonito. Admiramos o bom futebol e vestimos com orgulho a camisa dos times que representam nosso Paraná.

Uyara Torrente, Grazi Massafera, Thais Gulin, Marjorie Estiano. Basta olhar para estas gurias de beleza singular, originalidade, inteligência e se orgulhar: elas são paranaenses! Por trás de aparente timidez - que afinal, faz parte do charme paranaense - há mulherões capazes de seduzir e encantar o Brasil e o mundo afora. E digam o que quizer as más linguas.
By

Nenhum comentário:

Postar um comentário